28 de set. de 2009

Origem na espiral

Uma representação da forma pela qual a energia se propaga no Universo.

27 de set. de 2009

Desenhos Rupestres






A Arqueologia encontrou desenhos rupestres e em cerâmicas em diferentes continentes. Teriam a mesma origem?
"O labirinto unidirecional é considerado um caminho para o auto-conhecimento. Nossos ancestrais usaram essa forma ao longo dos tempos e deixaram obras de arte relacionadas aos labirintos que instigam nossa imaginação.
A beleza dessa forma reside em seu apelo universal, uma vez que ela não está vinculada a nenhum tipo de fé ou tradição, de modo que toda a pessoa que percorrer seu caminho, com intenção, pode extrair dessa experiência o que precisar.
O labirinto é um meio de meditação que nos oferece a oportunidade de ouvir a nós mesmos.
O movimento físico em direção ao centro do labirinto corresponde a um movimento interno ao centro profundo em nosso interior, no qual somos um ser integral e intacto, mesmo que estejamos doentes ou sofrendo. Portanto, o caminho do labirinto nos leva por uma jornada interior de cura em direção ao bem-estar pessoal e à renovação espiritual.
A cruz no centro desses labirintos parece sugerir as quatro direções - Norte, Sul, Leste e Oeste - reverenciadas na tradição dos nativos americanos.
Nos tempos atuais, precisamos alcançar um equilíbrio entre a razão masculina e a intuição feminina. O labirinto equilibra os "opostos" e traz alívio à profunda estiagem espiritual de nosso tempo; seu caminho curvo expressa o elemento feminino; os pontos de contorno são fixos, onde o movimento quase para, o masculino. Na trilha experimentamos as duas forças atuando em harmonia, podendo ser profundamente satisfatórias e terapêuticas."

Caminho Para Meditação e Cura, de Helen Raphael Sands, lançado pela Madras Editora. Tradução: Henrique Amat Rêgo Monteiro. Aos quais saudamos e agradecemos.

19 de set. de 2009

LABIRINTOS SAGRADOS


No meio: Os labirintos mais primitivos, de 2500 a.C., tinham três voltas.

À esquerda: Conhecido em todo o mundo, o desenho clássico ganhou mais quatro voltas.

Direita: Labirinto dos índios Hopis, do sudoeste dos EUA, para quem a figura é um símbolo ligado ao nascimento e à criação, a Mãe Terra.

Fonte: Livro Labirinto – Caminho Para Meditação e Cura, de Helen Raphael Sands, lançado pela Madras Editora. Tradução: Henrique Amat Rêgo Monteiro.

14 de set. de 2009

A Beleza


O homem que vê e percebe a beleza, se harmoniza e se fortalece.
A beleza cura todos os ferimenos dos males.
A arte é a beleza, o presente é a beleza,
o esforço é a beleza, o ente é a beleza,
a alegria é a beleza, a simplicidade é a beleza,
a sabedoria é a beleza, a humildade é a beleza,
a energia é a beleza, a comunidade é a beleza,
o zelo é a beleza, a paciência é a beleza,
a emoção é a beleza, a consciência é a beleza,
a contemplação é a beleza, a liberdade é a beleza,
o otimismo é a beleza, a criatividade é a beleza,
a ajuda é a beleza, a bondade é a beleza,
a palavra é a beleza, a realização é a beleza,
o respeito é a beleza, o perdão é a beleza,
a honra é a beleza, a cooperação é a beleza,
o conhecimento é a beleza, a missão é a beleza,
o bem é a beleza, a união é a beleza,
a coragem é a beleza, a compreensão é a beleza,
a paz é a beleza, a solidariedade é a beleza,
a vida é a beleza, a verdade é a beleza,
o ser é a beleza, a flor é a beleza,
a vontade é a beleza, o amor é a beleza,
a amizade é a beleza, o carinho é a beleza,
a ternura é a beleza, o caminho é a beleza,,
a criação é a beleza, a natureza é a beleza,
a Luz é a beleza, o Todo é a beleza.


Álbum de Fotos - Labirinto Beleza - Parque Zoológico, Sapucaia do Sul - RS




ALBUM DE FOTOS DO LABIRINTO NO ZÔO
_____________________________________________________

_

13 de set. de 2009

Portal de Entrada



Trilha de 200 metros até o centro.

Labirinto Beleza_ONG Acaang



Os projetos dos labirintos da Associação Acaang resultaram na criação desse blog , além da conquista do Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS 2007 instituído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Instituto Latino Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul e Associação Riograndense de Imprensa.



















O Labirinto Beleza é uma obra da ONG Acaang, que tem como objetivos a educação e a conscientização ambiental.





















No percurso unidirecional até o centro do labirinto, desafio da brincadeira, os visitantes visualizam exposições de fotos, quadros, 'banners", mensagens, cartazes, charges e desenhos infantis selecionados sobre diversas questões ambientais, tais como: conservação e proteção do meio ambiente (água, solo, ar, flora e fauna), o aproveitamento dos materiais recicláveis, tipos de poluição, tipos de danos ambientais, áreas protegidas, unidades de conservação e biodiversidade.

_______________________________________

O primeiro labirinto experimental foi construído no pátio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana - DMLU, ao lado da Usina do Gasômetro na cidade de Porto Alegre-RS e ficou exposto de novembro de 2005 até junho de 2006, quando foi desmontado para reciclagem.








O segundo projeto foi realizado no Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica no Município de Sapucaia do Sul - RS (ao lado do Centro de Educação Ambiental) no período de outubro a dezembro de 2007.
Gratidão a todos que, de uma forma ou de outra, colaboraram nas diferentes fases necessárias à realização desse projeto!









Os projetos dos labirintos da Associação Acaang resultaram na criação desse blog, além da conquista do Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS 2007 instituído pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Instituto Latino Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul e Associação Riograndense de Imprensa.

Labirinto das Árvoves, Parque Zoológico Sapucaia do Sul/RS - ONG Acaang





Este projeto da ONG Acaang está em fase de implantação no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul-RS, aberto a sugestões, parcerias e patrocínios visando melhorias, tais como: colocação de placas de identificação das espécies de árvores nativas, doação de mudas e de pedras para a demarcação da trilha, assim como a instalação de outras unidades em locais adequados voltados a educação e conscientização ambiental.
O projeto prevê o plantio de 60 árvores nativas, sendo uma de cada espécie.
Até outubro de 2009 foram plantadas 41 árvores.
Dentre as espécies que faltam temos: ipê-amarelo, ipê-da-serra, jaboticabeira, palmiteiro, sarandi, salso, xaxim, camboim, cocão, caúna, chá-de-bugre, coronilha, corticeira-do-banhado, aroeira-vermelha, chal-chal, guabiroba, butiazeiro, jerivá, goiabeira-serrana.
A maior parte das mudas de árvores plantadas foram doadas pela empresa SETA de Estância Velha, a qual agradecemos a gentileza e parceria.
Gratidão aos funcionários do Parque Zoológico pelo trabalho de plantio e manutenção das mudas das árvores desse projeto.
ONG Acaang

Labirintos no Mundo


Moedas de Knossos

Labirinto de Mogor, na Galiza


Labirinto em São Pedro do Atacama, Chile.




Labirinto da Catedral de Chartres, França



O labirinto, via tortuosa que leva a um centro, aparece na história da humanidade em várias culturas muito antigas. As formas mais primitivas são datadas à cerca de 4.500 anos.
A beleza e o enigma das formas labirínticas estão na busca de ajuda universal, pois não estão vinculadas a nenhum tipo de fé, instituição ou doutrina.
Nossos ancestrais nos deixaram como herança desenhos de labirintos em cavernas, em fragmentos de rochas, em cerâmicas, objetos e no próprio terreno, que instigam nossa imaginação.
O labirinto dos índios Hopis, no Arizona (EUA), com 7 voltas até o centro com trilha unidirecional, é um símbolo ligado ao nascimento e à criação, um tributo à Mãe Terra. Quem percorre sua trilha tortuosa com intenção na ida e na volta, pode extrair da experiência o que precisa, como: inspiração, estímulo, coragem, paz, harmonia, cura.
Encontramos labirintos em vários lugares do Planeta Terra. Muitos foram destruídos, abandonados e esquecidos. Provavelmente alguns ainda estão esperando ser encontrados.
Recentemente, muitos voltaram a se interessar pelo tema, relembrando, restaurando, divulgando, ou criando novos projetos ao redor do planeta.
Salve o labirinto!
Salvem os labirintos!